quarta-feira, 27 de julho de 2011

Projeto Sonora

O maior projeto de circulação musical brasileiro,o Projeto Sonora,promovido pelo Sesc, chega a Pernambuco neste mês de julho para uma temporada de 16 apresentações no Recife, Região Metropolitana e Interior do Estado. O grupo Caixeiras do Divino, do Maranhão, que representa a tradição da Festa do Divino Espírito Santo, é a atração deste primeiro circuito (de um total de quatro programados para o ano). Amanhã (27) as maranhenses chegam a Triunfo. E seguem pelas cidades de Carnaíba (28), Bodocó (30), Araripina (31) e Petrolina (1°/08). As apresentações acontecem sempre às 20h. 
Em 2011, Pernambuco ainda irá receber os grupos: Comitiva de São Benedito da Marujada de Bragança (PA) – em agosto; Banda de Congo Panela de Barro (ES) – em outubro; e o Quarteto Colonial (RJ) – em novembro. Todos compõem as atrações do tema: Sagrados Mistérios: vozes do Brasil, que destaca o repertório da música vocal presente nas festividades populares em devoção às entidades religiosas. 
Pela primeira vez, o projeto foi planejado para dois anos, a fim de permitir a itinerância de forma mais ampla e menos cansativa para os grupos. São dois temas, com quatro grupos cada, que farão a circulação de maneira alternada entre 2011 e 2012. Além do Sagrados Mistérios: vozes do Brasil, que circula em 2011 pelas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, a coordenação do projeto escolheu o tema: Sotaques do Fole, que apresenta o acordeão em suas variantes regionais ligadas à tradução oral, que irá circular pelo Sul e Sudeste do país. Em 2012, eles invertem às regiões. 
Pernambuco tem mais uma vez um representante no projeto. O músico Truvinca, com sua sanfona de oito baixos. Heleno Pereira dos Santos, o Truvinca, foi escolhido por que o seu trabalho tem grande significado para a preservação e difusão da música popular do Nordeste. Ele se apresenta no Sonora Brasil acompanhado de Alex da Zabumba e Paulinho do Triângulo, completando a formação típica dos conjuntos nordestinos. Confira os locais das apresentações no site www.sescpe.com.br.A entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário