As diferenças entre duas manifestações culturais de tradição na Ilha do Massangano, localizada no Rio São Francisco, em Petrolina – PE, é o fio condutor do documentário “O Samba: na ilha, da Ilha”. Produzido pelas jornalistas Naiara Soares e Quercia Oliveira, o produto midiático apresenta peculiaridades da cultura popular ribeirinha e será uma das produções apresentadas neste sábado (22) na 5ª edição do Festival Visões Periféricas, que começou no dia 19 e vai até dia 26 no Rio de Janeiro (RJ).
Em 19 minutos, as roteiristas e produtoras apresentam aspectos do Reisado – que acontece em janeiro durante os festejos de Reis na Ilha – e do Samba de Véio, manifestação que se tornou um produto cultural da região, internacionalmente conhecido. Depoimentos de adultos e crianças, moradores/as da Ilha, intercalados com imagens das danças populares e do modo de vida da comunidade compõem a narrativa de “O Samba: na ilha, da Ilha”, provocando no espectador a curiosidade de ver de perto as manifestações e o desejo de debater a relação entre mídia e cultura.
Resultado do Trabalho de Conclusão de Curso das duas jornalistas na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, o vídeo documentário, produzido em 2010 sob a orientação do Profº Paulo Soares, foi também o único vídeo baiano selecionado para a 7ª edição do Festival Latino Americano de Cinema de Canoa Quebrada, que acontecerá de 5 a 10 de dezembro, em Aracati (CE).
A exibição em dois Festivais de grande relevância no cenário do audiovisual brasileiro, certamente fará do “O Samba: na ilha, da Ilha” uma referência na discussão entre comunicação e cultura popular, com destaque para a relação entre a originalidade das manifestações culturais e as nuances da projeção midiática, o que torna perceptível as diferenças entre, por exemplo, o samba na ilha e o samba da ilha.
FICHA TÉCNICA
Título no Brasil: O Samba: Na Ilha, Da Ilha
Título original: O Samba: Na Ilha, Da Ilha
País de origem: Brasil
Ano: 2010
Gênero: documentário
Tempo de duração: 19 minutos
Direção, produção e roteiro: Naiara Soares e Quercia Oliveira
Orientação: Paulo Soares Neto
Imagens: Jerminson Pereira, Naiara Soares e Quercia Oliveira
Edição: Itamar Nascimento, Quercia Oliveira e Robério Peixinho
Fotos: Quercia Oliveira
Músicas: Cantiga de Reis (Samba de Véio), Coisa bonita (Samba de Véio), Eu vim da ilha (Samba de Véio), Mulher teimosa (Samba de Véio) e Eu vim da ilha (Remix DJ Panzarine).
SAIBA MAIS SOBRE OS FESTIVAIS:
Festival Visões Periféricas – De 19 a 26, Rio de Janeiro
Festival Latino Americano de Cinema de Canoa Quebrada – De 5 a 10 de dezembro, Ceará
CONTATOS:
Naiara Soares: (74) 8815-8957
Quercia Oliveira: (74) 8803-3369
Érica Daiane - Assessoria de Comunicação: (74) 9105-1288/ 8811-2998